image_pdfimage_print

 

Olá, pessoas, bem vindo à Bibliopreta.

A Bibliopreta é o nosso projeto de plataforma digital de conhecimento negro.

Criado, gerenciado, e tendo curadoria de pesquisadoras e profissionais negras, a Bibliopreta tem foco em ciências humanas, discussões de raça e gênero e complementação de educação para alunos negros.

Aqui você encontra textos e cursos online em modo Universidade livre. Tutoria. Pesquisa guiada. Revisão de trabalho acadêmico. Tradução acadêmica. Uma força em bases de dados e na organização dos Estudos. E tudo o mais que você aluno afrodescendente puder precisar.

Pro público não negro a gente pensou com carinho em cursos, formações, resenhas, e recolhas de textos e temas para trabalhar questões raciais, de gênero e classe em uma perspectiva multicultural, trazendo todo mundo pra discussão, sem perder o foco nas produções de conhecimento negras como norte e sem deixar de pensar na educação como processo de formação global das pessoas.

Eu, Sueli, e Isabela Sena criamos o projeto na iniciativa de difundir os textos que havíamos pesquisado ao longo de mais de seis anos de grupos de discussão e de estudos descoloniais de feminismo, ciências humanas, filosofia, raça, gênero, e política. Então nos juntamos a amigas e colaboradoras de tech, de mídia, e de comunicação para compartilhar o conhecimento tudo isso com o maior número de pessoas possível, numa plataforma gratuita, com financiamento horizontal por meio das formações e cursos pagos, e da adoção de projetos por esponsors.

Nosso acervo conta com o que há de mais relevante em teoria descolonial e interseccional, estudos recentes e novas abordagens, bem como os clássicos e algumas produções próprias sobre temas caros os movimentos sociais como a Intersecção, Raça, Classe e Gênero, as Teorizações da Diferença, os percursos do Feminismo Negro desde a colônia até os dias de hoje.

Ministramos palestras, integramos mesas, fazemos oficinas e rodas de conversa em escolas e eventos de formação. Além de prestarmos consultorias para Universidades, coletivos, ONGs e Instituições.

Nosso mote é Produzimos conhecimento. Difundimos conhecimento. Traduzimos conhecimento. Compartilhamos conhecimento. Apoiamos o conhecimento.

 

Isabela Sena

Sueli Feliziani

Camilla Gomes

Thayná Mattos