Duas cabeças negras pensam melhor do que uma! Acesse o Padrim para contribuir.

O que é?
É nosso projeto de criação, tradução e difusão de conhecimento negro multiplataforma. Nossa intenção é multiplicar os textos e informações que recebemos e compilamos na forma de curadoria, cursos, palestras, tutorias, e auxílio educacional.

Quem está por trás do Bibliopreta?
Eu, Sueli Feliziani, escritora, pesquisadora e educadora social (Letras-USP) e minha grande amiga, a historiadora e educadora, Isabela Sena (HIST-USP), criamos o projeto há cerca de dois anos para difundir as centenas textos, livros, resenhas e material acadêmico que havíamos garimpado ao longo de mais de seis anos de grupos de discussão e de estudos descoloniais de feminismo negro.

Mas, no que consiste o Bibliopreta, afinal?
O Bibliopreta, mais do que uma plataforma, é um projeto de educação de base.

De onde veio a ideia para criar o Bibliopreta?
Um dos sintomas do racismo estrutural é a falta de apoio educacional para a população negra. Assim como a falta de acesso a material e de suprimento das demandas específicas da população negra nas áreas de estudo que compreendem sua História, relações sociais, e relações político econômicas. Além do déficit geral em utilização de ferramentas de estudo como idiomas, planos de organização, técnicas de escrita e debate, e de seleção de conteúdo acadêmico. Ou seja, mesmo com um aumento de 12% na participação de negros na Universidade a partir das cotas, nossa comunidade precisava de mais suporte! Pensando nisso, criamos uma opção de acesso e conteúdo para cada tipo de pesquisa.

  • Blog: no blog/site Bibliopreta nós reunimos boa parte do acervo livre de copyright, e algumas traduções. Por meio da página Bibliopreta no Facebook, você pode se inscrever em um de nossos cursos, pode fazer seu orçamento para curadoria, pode pedir auxílio acadêmico ou de escrita, consultar sobre a disponibilidade de textos e artigos, encomendar resenhas, traduções ou roteiros de leitura, agendar grupos de estudo guiados e palestras, e muito mais!
  • Cursos: nossos cursos são pensados para suprir as necessidades do aluno de graduação ou do estudioso em gênero e relações raciais de forma global. Não apenas ele conta com fornecimento de conteúdo ou curadoria, tutoria de estudos e aulas teóricas sobre autores consagrados, como também cursos de organização e escrita acadêmica e escrita criativa, os últimos voltados para artistas, jornalistas e amantes da escrita. ministrados em plataforma EAD Jitsi ou Hangouts, com possibilidade de gravação.
  • Palestras, Consultorias e Aulas Públicas: com o aumento da discussão da sociedade civil a respeito de questões sociais, identidade, sexualidade, gênero e relações raciais, a Bibliopreta também entrou no debate fornecendo palestras e Aulas Públicas sobre estes temas em ambientes corporativos ou escolares. Através da página é possível agendar palestras corporativas sobre gênero, relações raciais e sociopolítica dessas relações e receber material de conteúdo desenvolvido especialmente para sua empresa.

E o melhor de tudo isso é que todo o material, palestra, aula, curadoria ou consultoria gera recursos para projetos gratuitos. Como? Veja a seguir:

Sistema de bolsas para estudantes, cotistas, mães solo e PCD

No Bibliopreta, tratamos conhecimento como um recurso. Não acreditamos em caridade. Não somos um projeto social. Temos um PROJETO DE SOCIEDADE. Ou como diria Angela Davis Um projeto de Colaboração e Coalisão.

Acreditamos em construção conjunta de conhecimento e compartilhamento de recursos junto à sociedade civil. Quem pode, contribui com recursos materials. Outros, propõem trocas de serviços, para nós, ou para algum de nossos alunos. Outros, sem recursos materiais ou de troca, podem se inscrever e fazer os cursos e receber tutoria sem custo. Auxiliando outro aluno em outra oportunidade. Cada turma tem vagas reservadas para alunos não pagantes. Projetos específicos para alunos LGBT, universidade pública e periferias são lançados regularmente e contam com sponsors para sua realização. Assim criamos um ciclo em que todo o conhecimento gerado é compartilhado. Todo o recurso recebido é compartilhado. E todo o auxílio ou serviço recebido é compartilhado.

Agora, contamos com você para nos ajudar a continuar o trabalho. Vem com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =